"Monte uma equipe de resgate e vá até áreas de risco para trazer a ordem em meio ao caos dos desastres."

Emergency 2012 é um jogo de estratégia similar a SimCity, com a diferença de que em vez de construí-la e administrá-la, o objetivo é evitar sua total destruição. Para isso, você controla equipes de bombeiros, policiais, engenheiros e paramédicos, coordenando suas ações para conseguir amenizar e controlar a situação em cada área onde ocorreram acidentes e desastres naturais.
Salvar vidas não é exatamente algo comum em jogos de estratégia – exceto se você considerar a aniquilação inimiga como uma forma de autopreservação. Por isso, talvez pareça algo incomum você precisar arquitetar planos para conseguir salvar pessoas soterradas pelo deslizamento de uma montanha ou apagar focos de incêndio antes que o fogo se espalhe pela cidade inteira.


Pense rápido
Em Emergency 2012 há um total de 12 missões no modo campanha para você jogar sozinho. Cada uma acontece em uma cidade diferente da Europa e conta com uma formação diferente da equipe de resgate. Isso aumenta a dificuldade do jogo, por exemplo, porque às vezes há vários incêndios para somente uma equipe de bombeiros ou dezenas de feridos a serem atendidos pelo único médico disponível.
Contudo, apesar de cada missão apresentar objetivos pré-definidos, dependendo das ações realizadas eles podem mudar – isto é, se você precisar cortar a circulação de um cano gás para tratar de uma pessoa ferida, mas acabar enviando o médico para o local antes disso, ele se tornará outra vítima e você ficará com um médico a menos!
Na cidadeO tutorial não ensina a controlar todas as unidades do jogo ou indica quais são suas funções. Na segunda missão isso dificulta muito sua ação, pois as duas primeiras providências a serem tomadas envolvem duas unidades técnicas que você não sabe usar. Além disso, unidades como os bombeiros possuem várias possibilidades de ação, como apagar incêndios com extintores, com mangueiras, usar colchão para aparar quedas e cortar latarias com garras especiais.
Desafio apocalíptico
Como o nome do jogo sugere, todas as catástrofes naturais e acidentes de Emergency 2012 envolvem fatos relativamente absurdos devido à escala em que acontecem – exemplo disso é o desabamento de metade de uma das montanhas dos Alpes suíços sobre uma cidade inteira em questão de segundos! Da mesma forma, os demais eventos também são causados por catástrofes relacionadas ao “fim do mundo”.
Na neveAlém do modo campanha, existem também o modo multiplayer online e outro que é uma espécie de “modo carreira”. No primeiro, você e seus amigos agem em conjunto para controlar todos os revezes propostos pelo cenário, já no segundo você precisa escolher quais unidades farão parte da sua equipe de resgate, tentando trazer a paz aos locais afetados com poucos recursos à sua disposição.
Comandos
Todas as ações são comandadas por meio do mouse e usam padrões comuns a jogos de estratégia: formar um quadrado segurando o clique esquerdo seleciona várias unidades, clicar segurando Ctrl desmarca ou adiciona outros à seleção, entre outras.
O botão direito serve para dar ordens: sobre um veículo, faz todos desembarcarem; sobre o chão, faz as unidades andarem. Porém, caso haja uma ação específica para o membro marcado, o cenário mostra um ícone vermelho sobre o local específico para indicar qual opção deve ser usada lá. Já se nenhum estiver marcado, segurar a Barra de espaço mostra as ações possíveis.

Tamanho: 1,70 GB

Sistema: Windows XP/Vista/7
Empresa: Koch Media